-
Arquitetos: [Plup!] Studio Costa Rica
- Área: 165 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Roberto d'Ambrosio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro de um dos poucos pequenos remanescentes de floresta nas encostas do vulcão Barva, está Bromelia, um projeto familiar elaborado por um de nossos amigos para abrigar sua família.
O conceito do projeto nasce do lugar, de uma espécie epífita conhecida como Bromélia da família Bromeliaceae. Elas vivem em troncos ou rochas que servem como hospedeiros e sua forma de tanque lhes permite capturar matéria e água para seu funcionamento vital. A região do projeto tem chuva constante ou pelo menos orvalho constante durante todo o ano, com uma temperatura média de 17ºC e umidade alta. Na casa, queríamos fazer referência às bromélias como um conceito associado ao entorno, mas rejeitando algumas de suas características. Em vez de armazenar matéria e água, a arquitetura procura rejeitá-los para gerar abrigo e conforto.
Uma estrutura simples e de baixo custo cria espaço a partir de dois planos que funcionam como parede e teto ao mesmo tempo, permitindo a rápida evacuação da água e de quaisquer outros elementos que possam cair sobre ela. Assim como as bromélias, o projeto repousa sobre dois núcleos de serviço feitos de concreto que são a estrutura a partir da qual a casa fica suspensa. Isso permite que a água de escoamento natural da terra continue seu caminho como sempre o fez. Também permite uma ventilação adequada que ajuda a controlar a umidade, junto a uma ventilação cruzada controlada e uma clarabóia que, além de marcar a passagem do tempo, permite a entrada de luz e uma certa quantidade de calor.
O uso de materiais de baixa manutenção permitirá que o projeto amadureça junto a seu contexto e alguns elementos serão eventualmente perdidos na floresta, participando de seu ecossistema e ocupando seu espaço.